Sensor de Caçamba Levantada

Sensor de Caçamba Levantada

Sensor de Báscula Alta

Sistema de Báscula Alta P/N: GSB 2406

O circuito sensor de báscula alta é composto por uma unidade central de processamento, que acionará uma chave, fazendo uma comutação entre o sinal do pedal de aceleração e a tensão correspondente à situação de marcha lenta do veículo.


O circuito irá monitorar dois sinais de comando, que serão premissas para o acionamento do dispositivo na ocasião de elevação da báscula. Um sinal é proveniente da tomada de força que “engata”, aciona a elevação da báscula. O outro sinal será fornecido pelo SWITCH que fica no chassi e que é acionado quando a báscula é elevada.


Quando o operador iniciar um procedimento de basculamento, o mesmo irá acionar primeiro a tomada de força, que dá o comando para a báscula se elevar. O veículo terá a aceleração normal até o momento em que o switch da báscula for acionado. Ao ocorrer isso, o veículo terá o sinal de aceleração comutado para um valor correspondente à aceleração em marcha lenta e mesmo que o operador acione o pedal, o veículo não responderá com variação de aceleração.

Esta situação permanecerá enquanto a báscula estiver levantada, ou seja, tomada e switch acionados, e para retomar o controle de aceleração o operador terá que acionar o botão de OVERRIDE, que estará localizado no painel, de forma acessível, para completar o procedimento de basculamento, mantendo também um sinal sonoro e/ou luminoso.

Enquanto os sinais forem verdadeiros e o botão estiver pressionado, o veículo estará em operação normal com total controle da aceleração, feito pelo operador, permitindo apenas pequenas manobras. Para retomar o controle do veículo o operador deverá abaixar totalmente à báscula, desligando a tomada de força a até que a mesma volte a acionar o switch, tornando assim a operação do caminhão normal novamente. Todos os acionamentos podem ser sinalizados através de lâmpadas e/ou alarmes sonoros de acordo com o melhor método para evitar contratempos, estresse do operador e privilegiar a segurança.

Share by: